A Cidade

Município de um povo simples e muito receptivo Santo Antônio pode ser reconhecida pela fé de sua gente e pelo respeito as tradições.

Cidade Eclética

Em 4 de Novembro de 1956, ás 14h30. foi instalada, dentro das terras do futuro município de Santo Antônio do Descoberto, a matriz da Cidade Eclética Espiritualista Universal, sob a liderança de Oceano de Sá, ou Mestre Yokaanam, na época com 45 anos.

Sua História

A fraternidade havia sido criada dez anos antes, no Rio de Janeiro, com o propósito de fundar uma Cidade Eclética. A construção de Brasília, numa região de cerrado e clima árido, foi a oportunidade da concretização do sonho.
Natural de Maceió, AL, o piloto de aviação civil, Oceano de Sá, faleceu aos 74 anos, em 21 de Abril de 1985, no mesmo dia do falecimento do presidente Tancredo Neves. Era profeta e líder espiritual e administrativo da cidade eclética.

   
   

Oceano de Sá e seus discípulos criaram uma estrutura administrativa semelhante a uma cidade, a dez quilômetros de Santo Antônio do Descoberto.

A população gira em torno de mil habitantes, residentes no núcleo urbano e nos 400 hectares adquiridos por Yokaanam, quando aqui chegou.

Apesar da estrutura administrativa e formato urbano idênticos a de uma verdadeira cidade, a fraternidade e uma instituição espiritualista por excelência. A estrutura administrativa é um meio de dar vida e suporte à crença, que não é nem católico, nem evangélica, nem espírita tradicional, é um mosaico de religiões.

O lado religioso, por assim dizer, é sustentado pela doutrina eclética, ou a idéia de que o ecletismo é um meio de buscar o “armistício” entre as facções religiosas. Ou seja, a Fraternidade criou a sua própria doutrina. Do espiritismo kardecista, a Fraternidade adotou o mandamento da caridade, que também e católico.

   
   

Os habitantes (ou internos) da fraternidade vivem em clima de harmonia e de renuncia aos bens materiais, que são partilhados. Em outras palavras, eles praticam a verdadeira vida comunitária.

A fraternidade eclética, a exemplo das religiões, mantém uma certa disciplina. Para as mulheres, exigem-se saias a baixo do joelho e blusas de manga longa. Para os homens, há restrições ao uso de bermudas e camisetas. Essa disciplina vale também para os visitam.