Twitter Facebook Orkut
   

Índice de criminalidade recua em Goiás

Dados do Sistema de Controle Operacional (Siscop) da Polícia Militar apontam redução na criminalidade em Goiás, nos últimos 60 dias. A queda é resultante do aumento do número de policiais nas ruas e otimização do uso desse efetivo por meio do mapeamento do Siscop. De acordo com o levantamento realizado junto ao sistema que registra o controle e monitoramento em tempo real de ocorrências, o número de homicídios no Estado reduziu em 15,5%, de 355 para 300.

As tentativas de assassinato caíram de 426 para 401, 5,9%; e o roubo de veículos recuou 12%, de 1.355 para 1.192. Os dados foram contabilizados considerando o período de 21 de janeiro a 24 de março, comparado a 25 de março a 23 de maio deste ano. Conforme o balanço apresentado, comparando com o período anterior, o número de assassinatos nas cinco maiores regionais da PM que atendem a capital, Região Metropolitana e Entorno de Brasília, caiu em 14,4%, de 264 para 226. As tentativas reduziram de 275 para 239, 13,1%. Também houve queda de 1.292 para 1.136 (12%) na quantidade de veículos roubados. Roubo a pessoas reduziu de 1.795 para 1.728, 3,7%; e roubo a comércios apresentou decréscimo de 1.040 para 1.033, 0,7%.

Em Goiânia, o número de homicídios recuou em 17,4%, de 85 para 71; as tentativas de assassinato caíram de 132 para 93, 29,5%; e o número de veículos roubados reduziu em 13,3%, de 829 para 719. O resultado segue positivo para o Entorno de Brasília com redução de 77 para 72 (8,9%) na quantidade de assassinatos, e Aparecida de Goiânia com a diminuição de 67 para 57 nos registros de homicídio.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Silvio Benedito Alves, atribuiu a redução nos índices de criminalidade às ações implantadas para prevenir crimes em todo o Estado. “Desde que assumimos o Comando-Geral da corporação uma das nossas primeiras medidas foi intensificar o policiamento nas ruas, seguindo as diretrizes da Secretaria de Segurança Pública e do Governo do Estado, combatendo o tráfico de drogas, recapturando foragidos da Justiça e retirando armas de fogo de circulação”, enfatizou.

O aumento do número de policiais nas ruas foi fundamental para esse bom desempenho. Além do policiamento extrarremunerado, estão sendo utilizados policiais em aperfeiçoamento na Academia da PM e redução do serviço administrativo. Segundo o comandante, há cerca de 900 policiais militares passando por aperfeiçoamento na Academia. Há dois meses esses pms estão estudando somente no período matutino e se dedicando ao policiamento nas ruas no período vespertino ou noturno.

Os policiais que atuam na área administrativa tiveram sua jornada reduzida para o período da manhã, para irem para as ruas no período vespertino ou noturno. Essa medida ocorre nas cinco principais regionais da PM. Outra medida que contribuiu foi o Siscop. Antes, a Polícia demorava semanas para identificar as zonas quentes (locais de maior índice) de criminalidade. Com o Sistema de Controle Operacional, implantado neste ano, essa identificação é em tempo real.

O coronel Sílvio destaca que essas ações continuarão a serem desempenhadas no combate à criminalidade. Ele adiantou que a criação das áreas integradas de segurança pela Secretaria de Segurança Pública e Justiça (SSPJ) também reforçará esse trabalho. PM e Polícia Civil terão que trabalhar juntas e apresentar os resultados integrados à sociedade.

Balanço Em 60 dias, as ações preventivas realizadas em Goiás contribuíram com a recaptura de 577 foragidos da Justiça, apreensão de 408 armas de fogo, 855 apreensões de drogas e a recuperação de 1.685 veículos com registro de furto ou roubo. Só em Goiânia, a PM recapturou 230 foragidos e retirou 87 armas de fogo ilegais de circulação.

Mais informações: (62) 3201-14 59


Fonte: jornaldaimprensa

Voltar

 
 

Fotos do Município

A Cidade Fala.

Deixe sua mensagem, reclamação, sugestão sobre o município de Santo Antônio do Descoberto. É muito importante para a melhoria de nossa cidade. Frase: "A maior atração de uma cidade é a qualidade de vida de seus moradores".

 

Conheça o Município.

Município de um povo simples e muito receptivo Santo Antônio do Descoberto pode ser reconhecida pela fé de sua gente e pelo respeito as tradições.