busca

Atenção na hora de contratar “Transporte Escolar”

Veículo e condutor devem ter permissão da Secretaria Municipal de Transporte para circular

 

Contratar o serviço de transporte escolar particular é uma das preocupações dos pais no inicio do ano letivo. Porém, mais importante do que conciliar horários e optar por um preço baixo é garantir a segurança dos filhos no trajeto entre a casa e a escola. Para não ter problemas futuros, os responsáveis devem observar se o transportador está devidamente regularizado no Departamento de Trânsito.


O Secretario de Transporte, Expedito Rocha, lembra que antes de contratar o serviço é importante verificar se o transporte escolar está devidamente registrado e dentro da legalidade. Ele afirma que na secretaria existe uma relação completa dos veículos autorizados. “As exigências referem-se ao veículo e ao condutor. Além de estar com a documentação em dia, o veículo deve ter todos os equipamentos de segurança como triângulo, chave de roda e a sinalização adicional no teto e faixas na lateral. A vistoria do veículo de transporte escolar é mais rígida e deve ser feita de seis em seis meses”, explica.


Na hora de assinar o contrato com o transporte escolar, os responsáveis devem observar não só as condições do veículo, mas também a dos condutores. “O motorista tem que ter a carteirinha do Detran que o habilita para o transporte escolar. Outro requisito é ser maior de 21 anos e ter certidão de bons antecedentes.

 

A vendedora Fabiana Loiola, 23 anos, conta que sempre seguiu a recomendação da escola. “Minha filha tem nove anos, mas, desde os três utiliza o transporte para ir para o colégio. Nunca tive problemas porque sempre segui a indicação das escolas, e no primeiro ano peço para olhar toda a documentação”, explica.

 

O transporte clandestino, as péssimas condições do veículo e a falta de responsabilidade dos motoristas são as maiores causas de acidentes envolvendo transportes escolares. No dia 3 de março de 2010, um acidente com uma van escolar em Santo Antônio do Descoberto (GO) deixou dois feridos. O veículo transportava nove pessoas e capotou na pista molhada em decorrência da chuva.

 

ANTES DE CONTRATAR O TRANSPORTE ESCOLAR

> Exija do transportador a permissão emitida pelo Detran
> Verifique se o condutor do veículo é cadastrado no Núcleo de Atendimento e Controle do Sistema de Transporte Coletivo de Escolares

> Exija a autorização de trafego do veículo e verifique se está válida
> Verifique o estado geral de conservação e higiene do veículo
Mais informação entre em contato com a secretaria Municipal de Educação (61) 3626-1289

 

Por: Geovane Pereira

Voltar